sábado, 8 de março de 2014

Desventuras em série - Lemony Snicket (coleção)


A série possui 13 livros, cada volume narra os infortúnios dos órfãos Baudelaire, Violet, Klaus e a bebê Sunny, que são perseguidos pelo vilão Conde Olaf, que pretende mata-los e roubar-lhes a fortuna.

Os livros são marcados pela infelicidade dos protagonistas,  que contam apenas uns com os outros para sobreviver numa sociedade fictícia, onde os adultos são omissos, covardes e interesseiros.

A triste história dos órfãos é contada em tom sarcástico e irônico pelo personagem-autor Lemony Snichet, pseudônimo de Daniel Handler.  Apesar do teor lúgubre, a série é uma verdadeira comédia de humor negro, e um perfeito exemplar da Literatura Gótica Infanto-Juvenil.

Os livros são muito bem escritos, a história é excelente e muito cativante. O autor parece se divertir junto com o leitor, brinca com as palavras e seus significados, faz divertidas referencias a outras obras literárias, desenvolve uma linguagem pouco convencional e deliciosa, e faz uma campanha de marketing bastante curiosa.

Apesar de ser uma história triste, é muito engraçada e o divertimento já começa daí. As edições em língua original são um show a parte, o último livro, por exemplo, é “inacabado” e foi preciso destacar todas as 324 páginas para lê-lo.

Destaco as ilustrações de  Brett Helquist.

Melhor parte: Gosto muito quando o autor-personagem Lemony, interrompe a narração para divagar sobre o significado das palavras. Gosto também dos disfarces de Conde Olaf.

"Para Beatrice:
Meu amor por você viverá para sempre. Você não teve a mesma sorte."

Nenhum comentário:

Postar um comentário