quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie

O grande e nada modesto detetive Hercule Poirot tem que investigar um assassinato ocorrido no famoso Expresso do Oriente, durante uma nevasca que impede o deslocamento do trem. O vaidoso detetive encontra algumas dificuldades, desafios, muitas pistas e muitos suspeitos, nesse seu mais famoso caso. Contudo, ninguém é páreo para as pequenas ideias do detetive, o que ele sempre faz questão de deixar bem claro.  

Na releitura desse clássico de Agatha Christie, procurei observar o que antes me passou batido: o percurso do trem e o tempo da viagem. Fiquei surpresa ao descobrir que o livro não se passa completamente no Expresso do Oriente, mas começa na Síria, num trajeto que segue de Alepo até Constantinopla (atual Istambul). É nesse trajeto esquecido que o meu detetive favorito tem acesso a uma conversa alheia que é importante no desenrolar dessa história.

O percurso do Expresso do Oriente mostrado nesse livro se origina então em Constatinopla, e segue com várias paradas até Londres, destino final de Hercule Poirot e de alguns personagens. Percorre realmente toda a europa, e tem tempo de viagem estimado em 3 dias. Mas nos trilhos desse trem, surge uma nevasca inesperada acompanhada de um assassinato, e nada mais sai como previsto.

É engraçado reler um livro policial, nunca tinha passado por essas experiência antes. Sabendo do desfecho, as conversas e o comportamento dos personagens ganham novo significado. E mesmo sabendo o final, surpresas ainda são possíveis, graças ao talento da Dama do Crime.

Um aspecto interessante que tinha esquecido sobre a autora, ela costuma zombar do leitor, através da voz do protagonista, lembrando que o leitor é incapaz de solucionar o mistério, e que não possui a lucidez e a imaginação necessárias para desvendar o crime junto com o detetive. Uma brincadeira da autora, claro! Mas também não deixa de ser uma provocação para que usemos a nossa pequena massa cinzenta.

Uma excelente leitura, rápida e prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário